Noticias

25/04/2017

Orquestra Show Porto União inicia ensaios no Cedehp

Por: Leonardo Talamini

A Orquestra Show Porto União foi criada em 2013. Ela é formada por 30 membros, que têm em comum a paixão pela música e pela arte. O pianista Carlos Gomes foi quem teve a ideia de cria-la. Ele passou boa parte de sua vida na cidade do Rio de Janeiro, onde conheceu o repertório de várias orquestras. Foi nesse meio tempo que Carlos sentiu a conexão e proximidade com a música.

Quando Carlos lançou a ideia da orquestra, encontrou colegas músicos que tinham o mesmo objetivo que o seu: levar arte e música de qualidade para a comunidade, valorizando os músicos locais. Foi aí que as parcerias surgiram. O maestro José Carlos Gonçalves, que na época era Secretário de Cultura e Turismo de Porto União, abraçou a ideia de Carlos Gomes em criar uma orquestra.

A professora Terezinha Wolff, que coordenava as tertúlias da cidade, fez o contato entre Carlos Gomes e outros profissionais com afinidade pela música. Desse contato, surgiu a parceria com um dos atuais cantores da orquestra, Roberto Bona. “Recebi o convite para fazer parte da equipe e aceitei, pois levo comigo uma paixão pela música. Eu abracei a ideia e hoje faço o que posso para contribuir com a orquestra”, conta Roberto.

Os atuais membros da Orquestra Show sempre apresentaram uma proximidade e admiração pela música e, de imediato, sentiram uma identificação com a ideia de Carlos Gomes. A primeira apresentação da equipe foi no Cine Teatro Ópera, em Porto União. O local lotado, mesmo em um dia chuvoso, foi a prova de que a população das cidades irmãs precisavam da arte e do conteúdo oferecido pela orquestra.

Depois da primeira apresentação, a equipe levou o acervo para diversos clubes de União da Vitória e Porto União. O repertório variado e inspirado em artistas renomados atraiu a população. “Nós buscamos autores e músicos importantes para as nossas apresentações. O nosso repertório conta com músicas de Frank Sinatra, Roberto Carlos, Elvis Presley, entre outros”, diz José Carlos Gonçalves.

Há pouco tempo, a equipe da Orquestra Show viu a necessidade de encontrar um espaço para os ensaios. Quando soube da situação, o diretor-presidente da Pormade, Cláudio Zini, decidiu ceder o espaço do Centro de Desenvolvimento Humano Pormade (Cedehp) para toda a equipe. O local, que é utilizado para palestras e ações sociais, motivou os membros da Orquestra Show. “O sentimento é de gratidão. O Cláudio Zini é um visionário e amante da cultura. Ele abraçou a ideia dos ensaios da orquestra. Só tenho que agradecê-lo por essa oportunidade”, conta Carlos Gomes.

Os ensaios acontecem nos sábados com todos os membros da orquestra. O diretor-presidente da Pormade, Cláudio Zini, conta que essa iniciativa é uma das mais relevantes no sentido de adoção cultural. “Buscamos incentivar e dar relevo às artes e à cultura. Nossa empresa traz o diferencial entre o sorrir e o trabalhar, que é o realizar com excelência”.

A equipe tem a ideia de alcançar mais pessoas com o repertório e já prepara novidades para os próximos eventos. “No próximo mês realizaremos uma apresentação com o total apoio da Pormade. E também temos a pretensão de levar a Orquestra Show para outros municípios” ressalta o maestro José Carlos.

Galeria de fotos

Tel. +55 42 3521 2121 / Fax +55 42 3521 2122
Rua Prudente de Morais, 940, Centro | CEP 84.600-000
União da Vitória - Paraná - Brasil
0800-42-2323 - Central de Atendimento ao Cliente
© Pormade Portas 2015. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: BRSIS